Quer ler este texto em PDF?

terça-feira, 2 de novembro de 2010

LULU RIBEIRO - I

Estudos secundários no Liceu Piauiense (hoje Colégio Zacarias de Góis), quatro anos; e na capital da Bahia, um ano. Na capital baiana formou-se como engenheiro civil e geógrafo.

Professor culto e brilhante, lecionou no Liceu Piauiense (Colégio Zacarias de Góis, hoje) e Escola Normal Oficial (hoje Escola Normal Antonino Freire).

Luís Mendes Ribeiro Gonçalves exerceu relevantes funções técnicas e administrativa, por ele honradas com dignidade e alto sentido do cumprimento do dever e competência profissional: engenheiro da antiga Inspetoria Federal Obras Contra as Secas, engenheiro-diretor da antiga Diretoria das Obras Públicas do Piauí, secretário da Fazenda do Piauí, chefe da Comissão de Limites Municipais (PI), engenheiro-consultor do Governo do Maranhão (serviços de água, esgoto, força e luz), secretário-geral do Piauí, secretário-geral do Departamento dos Correios e Telégrafos, presidente da Comissão de Regulamentação do Departamento dos Correios e Telégrafos, diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas.

Duas vezes senador da República pelo seu Estado: de 1935 a 1937 e de 1947 a 1951. Participou de importantes comissões durante os mandatos eletivos. Acatado, era ouvido com admiração e respeito, tamanha a sua grandeza moral e os temas cívicos e relacionados com importantes problemas nacionais que procurava discutir e oferecer soluções. Foi dos maiores oradores parlamentares do Piauí, em todos os tempos, e dos mais admirados do parlamento brasileiro.

Teve sempre destacada atuação em conferencias e congressos, nos quais se salientava pela serenidade dos pronunciamentos e criteriosa defesa dos interesses piauienses e nacionais.

Representou o Piauí no VII Congresso Nacional de Educação, no Conselho Nacional de Geografia, no VII Congresso Nacional de Estradas de Rodagem (Rio); representante do Senado no VI Congresso Nacional de Estradas de Rodagem, sendo orador oficial na instalação (Rio); delegado do antigo Distrito Federal no IX Congresso Nacional de Estradas de Rodagem (São Paulo), de que foi também representante na II Reunião Mundial da "International Road Federation" (Roma). Participou da delegação brasileira, como representante do antigo Distrito Federal, no VII Congresso Pan-Americano de Estradas de Rodagem (Panamá).


A. Tito Filho, 20/09/1988, Jornal O Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário