Quer ler este texto em PDF?

terça-feira, 9 de novembro de 2010

LITERATURA INFANTIL

A Editora Nórdica, do Rio, dirigida pelo bom amigo Jaime Bernardes, tem publicado obras de projeção nacional, e consta dos seus grandes serviços à literatura brasileira os trabalhos dedicados ao mundo da criança, bem orientados e assinados por escritores que dispensam apresentação.

Os dinossauros e os gatos são bichos que vão dominar a programação editorial da Nórdica, na área infanto-juvenil, neste ano da graça de 1988.

O responsável pela introdução desses bichos na Nórdica é o professor Arnaldo Niskier, um dos grandes nomes da educação no Brasil, homem que desempenhou sempre com êxito importantes cargos na área pública e de valor literário reconhecidamente elevado.

O livro "A Misteriosa volta do Dinossauro" será lançado já em junho e conta a estória de Dino, um dinossauro que acorda nos nossos dias, com vontade de fazer tudo aquilo que também as crianças fazem, até dançar um tremendo "reggae". O livro tem ilustrações primorosas dos conhecidos Ivan e Marcelo.

Mais tarde, em outubro, teremos novamente Arnaldo Niskier contando a estória de "O Gato Siamês", com ilustrações de Célio César.

Entretanto, virá ao Brasil a maior escritora portuguesa de livros infanto-juvenis, Alice Vieira. Ela estará presente na Bienal de São Paulo para o lançamento do seu grande sucesso "Rosa, minha irmã Rosa". Este é um livro que a Nórdica insere na coleção dos grandes escritores de literatura infanto-juvenil mundial.

Diga-se de passagem que a editora irmã da Nórdica em Portugal, a Caravela, vai publicar em Portugal a obra "Corda Bamba", da grande escritora brasileira Lygia Bojunga Nunes. Portanto temos aqui um verdadeiro intercambio cultural entre Brasil e Portugal.

Ainda este ano teremos obras de Werner Zotz ("Apenas um Curumim" vai ser publicado na Alemanha Ocidental) e de Álvaro Ottoni de Menezes.

Mas, tem mais: para completar, a Nórdica publicará "Os Gatos" de T. S. Elliot, uma obra que serviu de argumento para um grande musical que virá ao Brasil ainda este ano. Um livro-poema delicioso que fala, entre outras coisas, da grande dificuldade de "dar nome aos gatos"...


A. Tito Filho, 16/06/1988, Jornal O Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário