Quer ler este texto em PDF?

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

FIGURAS

JOSÉ BURLAMAQUI AUTO DE ABREU. Nasceu e morreu em Teresina. Bacharel em Direito. Filho do grande orador parlamentar, político, poeta, governador do Piauí Anísio de Abreu. Deputado federal muito novo representante do seu Estado. Duas vezes deputado estadual. Secretário do Governo na Administração Matias Olimpio. Tribuno, jornalista, jurista, memoralista, contista. Publicou "Terra Mater", de variados assuntos.

MATIAS OLÍMPIO DE MELO. Nasceu em Barras (PI), em 1882. Faleceu em Teresina, 1967. Bacharel em Direito. Secretário de três administrações no Piauí. Juiz federal no seu Estado e na Bahia. Duas vezes senador da República. Governador do Piauí, combateu tenazmente a Coluna Prestes. Homem de letras, jornalista, cronista, folclorista, jurista. Crítico literário e estudioso de problemas educacionais. Publicou "Diversas e Pareceres", "Despachos e Sentenças", "Falando e Escrevendo" e "Rumos e Atitudes".

LUÍS DE MORAIS CORREIA. Nasceu em Amarração, hoje município de Luís Correia, 1881. Faleceu em Fortaleza, 1934. Secretário de Polícia do Piauí. Na capital cearense exerceu elevadas funções, entre as quais secretário de Fazenda e catedrático da Faculdade de Direito. Advogado, Juiz Federal, Jornalista. Escreveu sobre sociologia, política, literatura e filosofia. Publicou, entre outros trabalhos: "O crime e a pena", "O domínio e a posse", "Teses de Direito", "A posse", "O divórcio", "A Questão Social", "O amor e o crime", "Psicologia".

JOSÉ PIRES DE LIMA REBELO. Nasceu em Barras (PI), 1885, e faleceu em Parnaíba, 1940. Iniciou carreira militar, dela sendo desligado ao tempo da revolta Lauro Sodré. Advogado. Representou o Piauí em exposição de produtos na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. Diretor da instrução em Parnaíba, onde foi professor de filosofia, história, geografia, matemática e psicologia no Ginásio Parnaibano e na Escola Normal. Exerceu intensa atividade jornalística. Mestre e educador. Talvez tenha sido o maior advogado piauiense. Cultura quase enciclopédica. Rara inteligência. Conhecia o português. Tribuno. Esportista. Trabalhador sem fadiga. Espírito aberto a indagações, palavra fácil, estilo corrente. Publicou trabalhos técnicos, como "A cera de Carnaúba", "O comércio do Rio Parnaíba e o Porto de Amarração", "Relatório sobre a instrução no Piauí". Proferiu inúmeras conferências, sobretudo a respeito de questões operárias.


A. Tito Filho, 30/10/1988, Jornal O Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário