Quer ler este texto em PDF?

terça-feira, 23 de novembro de 2010

(ANTÔNIO) GAYOSO

Nasceu e faleceu em Teresina (3-10-1899/10-05-1976). Iniciou o curso ginasial na capital piauiense, transferindo-se para o Colégio Pedro II, no Rio. Ingressou na Escola Militar do Realengo, arma de Cavalaria. Graduado e posto à disposição do governo do Piauí, em 1924, exerceu as funções de Chefe de Polícia, conseguindo a pacificação do sul profundo do Estado. Participou corajosamente no combate aos revolucionários da época. No Exército, obteve distinguidas honrarias de promoções por merecimento, e a essa instituição nacional prestou relevantes serviços em diferentes pontos do país. Com o forte desejo de dedicar ao Piauí todos os esforços, reformou-se no generalato da reserva, com fé de oficio dos mais merecidos louvores.

No Piauí, desempenhou as seguintes atividades: deputado estadual e presidente do Legislativo; secretário-geral no governo Pedro Freitas; governador no período de 31-1-1955 a 31-1-1959; presidente da Agroindústria do Piauí SA (Agrinpisa).

No quadriênio governamental, manteve serenidade. Reformou o organismo financeiro. Criou o Departamento Administrativo do Serviço Público. Procedeu à reforma do Judiciário. Foi um dos fundadores do Banco Agrícola, na década de 20, elevado por ele à categoria de Banco do Estado do Piauí, em 1957, no período de chefe do Executivo. Instituiu o Frigorífico do Piauí, instrumento para desenvolver a economia do estado. Construiu estradas e modernas unidades escolares - e outras obras que nele caracterizavam o político objetivo.

Fazendeiro por índole, assinalados os trabalhos desenvolveu em favor de sua terra, no processo seletivo do gado, na melhoria dos campos forraginosos, na construção de barragens e açudes.

Pesquisador paciente da história e da economia do Piauí, publicou ensaios valiosos como "O Vale do Parnaíba", "A Casa da Torre" e "A propriedade no Piauí", em que muito elucida a fundação dos primitivos núcleos rurais piauienses e que lhe valeram a consagração intelectual. Era membro do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí.

Escreveu com segurança de linguagem e clareza de pensamento.

Sobre ele, entre outros, se manifestaram:

- Artur Passos: "...ao lado do cidadão enérgico, do político esclarecido, temos o homem de letras, o conterrâneo de inteligência penetrante de cultura invulgar, com brilhante curso na melhor escola militar da época, com largo tirocínio na imprensa".

- Celso Barros homenageou nele "o parlamentar, o militar, o cidadão, o político e o intelectual, facetas multifárias em que se projetam a sua personalidade predestinada a desempenhar importante papel na história do Piauí".


A. Tito Filho, 28/04/1988, Jornal O Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário